O nosso percurso tem início em Fiais da Telha, atravessando um caminho de enormes pinheiros mansos que, à medida que descemos a encosta, vão dando lugar a vegetação mais baixa, repleta de estevas e urzes.
Prosseguimos por uma descida até alcançar a margem do Mondego pela qual iremos caminhar antes de uma acentuada subida, que nos levará ao planalto do Ameal.
Aqui podemos contemplar um vasto património rupestre com orcas, dolmens, antas e gravuras, datadas de mais de sete mil anos. Destas destacamos a Lapa da Orca, monumento nacional, com mais de 3,8 metros de altura e em excelente estado de conservação.
É também junto a um destes monumentos que poderemos encontram os narcisos do Mondego, pequenas flores de um amarelo intenso, cuja floração se inicia nesta época e se caracterizam por se crescer em solos pobres, frequentemente rochosos, de origem granítica.
Após contemplação de toda a beleza natural e histórica, regressaremos ao nosso ponto de encontro.
Data
Hora de encontro
Ponto de encontro
Distância
Duração
Desnível
Grau de dificuldade
Guia
Preço por participante
Número Mínimo participantes: 5
Número máximo de participantes: 20
Não inclui:
- Tudo o que não esteja especificamente descrito como incluído.
Já não é possível a inscrição nesta caminhada. Por favor veja outras caminhadas disponibilizadas.
CaminhadasSobre
A + Trilhos® é uma marca registada detida pela Ribeiro de Ideias Unipessoal, Lda, NIPC 516832263. Esta empresa encontra-se inscrita no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT 478/2024 e no Registo Nacional das Agências de Viagens e Turismo RNAVT 12458